Na última lunação outonal, caminhos se abrem no centro. Os caminhos, ou as encruzilhadas, são cartas de escolhas, decisões para onde irmos. Nesta lua, muitos de nós podem estar chegando a momentos decisivos, a situações em que teremos de sair da neutralidade e escolher se viramos à esquerda ou à direita. A pergunta que ressoa, sempre, é que caminho devemos tomar? Se não sabemos onde queremos ir, pouco importa que caminho tomar. Ter clareza do objetivo é a melhor bússola que podemos encontrar.
Sincronicamente, a carta do caminho está entre o Sol e a Lua, entre o masculino e feminino, entre a razão e a intuição. Há o caminho óbvio, o caminho que racionalmente faz sentido e nos traz sucesso e realização, e a o caminho escondido, que surge no fundo da mente quando estamos sozinhos e que, intuitivamente, poderíamos tomar ainda que qualquer outra pessoa acharia loucura. A decisão real aqui está entre seguir o fluxo natural ou ter a coragem de navegar por águas desconhecidas. Qual você escolhe?
A boa notícia é que ambas as direções se apresentam como boas possibilidades. O caminho racional traz, de fato, realização, estabilidade e sucesso. O caminho intuitivo traz crescimento pessoal, cura interior e autotransformação. Basta saber para onde você quer ir agora.
O Guaxinim vem ao nosso auxílio, ajudando-nos a escolher. Inteligente, rápido e sagaz, o Guaxinim nos aconselha a sermos espertos em nossos movimentos. Quem anuncia seus passos está sempre em posição vulnerável; deixe para contar sobre seus caminhos quando já estiver neles, saiba usar sua inteligência e eloquência a seu favor. Os animais pequenos só sobrevivem quando conseguem ser furtivos e discretos, e o Guaxinim não é exceção.
O Guaxinim usa uma máscara. Cuidado, não confunda discrição com mentiras e falsidade. Busque ser verdadeiro consigo e com o outro e, principalmente, fique atento às máscaras que você insiste em usar: fingir que está tudo bem, fingir que aquilo não lhe incomodou, fingir uma relação que não existe. Deixe de lado as máscaras, elas sempre são um peso a mais na estrada. Se não quer dizer a verdade, fique em silêncio, mas não minta. Preste atenção também aos outros e suas máscaras; talvez nesta lua a verdade sobre aqueles que julgamos ser amigos e companheiros apareça. Use essa informação com sabedoria. Não confunda inoscência com leveza: a primeira é fruto da ignorância, e a segunda, resultado da sabedoria.
“Tira a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer, consciente, inconsequente
Sem se preocupar em ser adulto ou criança
O importante é ser você
Mesmo que seja estranho, seja você
Mesmo que seja bizarro, bizarro, bizarro”
Arthur Luna Borba | Ateliê Quartzo
Tarot, Reiki, Ayurveda e Magia Natural
Entre em contato
Presencial em Porto Alegre e Caxias do Sul | online para qualquer lugar
Para mais informações sobre o calendário lunar: https://mailchi.mp/7a879354f3fc/calendariolunar20192020